quarta-feira, 21 de novembro de 2012



A sesta (1890). De Vicente Van Gogh. Dimensões: 73cm x 91cm, museu d’Orsay, Paris.

Em maio de 1890, Van Gogh mudou-se para Auvers-sur-Oise, região próxima à Paris, onde produziu cerca de oitenta pinturas, logo antes de morrer.Entre elas, “A sesta”.


Sesta significa a hora em que se descansa ou dorme depois do almoço. O autor quis, com essa obra, representar um momento de paz, pintando pessoas sossegadas, em uma atmosfera de leveza e inocência.


Essa pintura traz uma intertextualidade, pois foi baseada em uma xilogravura de Jean-François Millet, que, assim como Van Gogh, se interessava pela vida no campo.


Percebe-se que os elementos do quadro estão em contato com o solo, representando a terra como lugar de onde o homem veio e para onde vai.


 A técnica utilizada nessa obra foi a de óleo sobre tela. O autor utilizou cores vibrantes que passam uma sensação de calor. O casal apresenta rostos quase imperceptíveis, sugerindo um anonimato. A forma como foi pintado mostra um isolamento, uma indiferença ao mundo. A disposição dos corpos insinua uma cumplicidade entre as duas pessoas.

Postado por: Luisa Motta

Um comentário: