quarta-feira, 21 de novembro de 2012



Os comedores de Batata (1885), de Vincent Van Gogh. Dimensões: 82 cm × 114 cm, Museu Van Gogh Amsterdam


Os Comedores de batata, uma obra de Van Gogh, pertence à primeira fase da pintura do artista, influenciada pelo realismo do pintor Millet. Van Gogh, para compor a tela, utiliza de cores sombrias e personagens melancólicos, demonstrando a intensidade dramática da cena.
Além das cores escuras clareadas pela luz de um lampião, outros recursos de desenho e pintura ajudam o artista a nos revelar a situação difícil dos trabalhadores em minas de carvão (personagens da cena). Rostos desanimados, refeição baseada a batatas, bem como o ambiente pobre expressam a vida dura que enfrentam.
Por meio dessa obra, o autor, pretendia criticar a desigualdade, dando foco aos problemas sociais. Ele demonstrou pessoas carentes que trabalham duro para sobreviverem.
Segundo a Matriz do Pas, a relação entre arte com os problemas sociais, nos permite refletir a respeito da estética, uma área de investigação filosófica de conhecimento sensível do mundo.
Assim, a obra Os Comedores de batata, pela sua estética, promove no leitor um pensamento sobre a disparidade social. Tema recorrente no dia-a-dia da sociedade atual, bem como em tempos passados. 

Postado por: João Vitor Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário